O setor global de turismo e viagem tende a crescer 3,5% em 2015. Segundo estudo do World Travel & Tourism Council (WTTC), o aumento do PIB da indústria está um pouco abaixo do previsto no início do ano, em razão de queda nos gastos domésticos.
Um dos fatores preponderantes para esta retração se dá na América Latina, exatamente no Brasil. Com previsão de queda de 2,1% na economia para este ano, o País puxa o crescimento da região para 1,7%, considerado o mais baixo das distintas áreas. O Sul da Ásia, no entanto, terá a maior alta, de 7,7%, dado o desempenho positivo da Índia
A WTTC estima que o setor irá contribuir em USS 7,8 trilhões na economia global e criará 284 milhões de vagas ao redor do globo. Mesmo com tragédias em diversas partes do mundo, incluindo os recentes ataques terroristas em Paris e no Mali, o gasto de visitantes estrangeiros deve subir 2,9%, em alinhamento com o constante crescimento das viagens internacionais.
“O setor de turismo e viagens é extremamente resiliente. Apesar do alto número de terríveis incidentes ao longo de todo ano, a indústria ainda vai crescer 1% mais rápido do que o PIB global em 2015”, disse o presidente do WTTC, David Scowsill.