Veja algumas previsões para o mercado de viagens corporativas em 2018

03/01/2018

Previsões são sempre difíceis de se fazer. No entanto, elas podem ser um bom exercício para se preparar para acontecimentos e desenvolvimentos que podem moldar o futuro. Com tantas incertezas políticas e desastres naturais, é interessante ter algumas perspectivas no mercado de viagens corporativas, por exemplo.

Pensando em um cenário da indústria em 2018, o site Buying Business Travel levantou algumas possibilidades no setor de viagens aéreas, hospedagem, transporte terrestre, eventos e incentivos. Veja abaixo algumas delas.

VIAGENS AÉREAS
A intensa competição entre as companhias aéreas pelo mundo tem causado uma queda nos preços das passagens aéreas. E, com isso, a lista de serviços auxiliares, ao lado da tarifa básica, está cada vez maior.

A Advito, braço de consultoria da BCD Travel, espera que as tarifas das classes executivas aumentem 1% globalmente em 2018, assim como as econômicas de curta distância. Já as de longa distância devem permanecer estáveis em relação a 2017.

A CWT, em conjunto com a GBTA, está prevendo um aumento global das tarifas aéreas de 3,5%, com uma elevação maior, de 5,5%, na Europa ocidental e de 7,1% na oriental. Grande parte da razão disso é a realização da Copa do Mundo na Rússia.

É possível que haja também mudanças significativas em alguns dos principais mercados de aviação europeus, principalmente na Itália e Alemanha, por causa de incertezas no futuro de companhias aéreas, como Alitalia e Air Berlin.

Este ano pode ser também o começo do benefício para gestores de viagens e seus viajantes em relação aos projetos de NDC (New Distribution Capability) sendo realizados por aéreas e TMCs, facilitando a compra de auxiliares por meio de canais de terceiros.

HOSPEDAGEM
A grande pergunta da temporada de RFPs de 2018 foi qual será o impacto da consolidação de hotéis nas ofertas corporativas negociadas. “Há um movimento progressivo dos fornecedores para tirar os travel managers de tarifas fixas e negociadas e aproximá-los dos preços dinâmicos”, diz a CWT.

Com isso, a TMC prevê um aumento de 3,7% nos preços globais dos hotéis, de 6,3% na Europa ocidental e 6,6% na oriental – de novo devido à Copa.

Para a Advito, a questão do Brexit terá um impacto mínimo no mercado hoteleiro do Reino Unido, embora espere um crescimento mais modesto nas taxas médias diárias, de 1 a 3%. Viajantes corporativos economizarão ao se hospedar em hotéis recém-inaugurados ou recentemente reformados.

TRANSPORTE TERRESTRE
GBTA e CWT acreditam que os custos dos transportes terrestres aumentarão 0,6% a nível mundial. Locação de veículos, inclusive, pode ser um dos serviços que também terá preços mais altos em 2018.

É previsto também pela Advito o crescimento de novos serviços ferroviários de alta velocidade na Europa, principalmente na França, como uma alternativa ao transporte aéreo.

MICE
As taxas dos participantes de eventos na Europa, Oriente Médio e África devem subir em 2018, com um aumento previsto de 4% no custo por atendente por dia nessas regiões, de acordo com a divisão da CWT de Meetings & Events. As três cidades previstas para receber mais eventos e reuniões, na Europa, serão Londres, Barcelona e Berlim.

Os hotéis também estão começando a descompactar seus preços de Mice, com mudanças em suas tarifas, passando de participante/dia para preços baseados em quartos, alimentos e bebidas e outros serviços.

De acordo com a Advito, os custos dos eventos europeus aumentarão em 2018, chegando a até 5%, similar ao crescimento visto em 2017, devido à maior demanda e à falta de novos hotéis com espaços para eventos.

 

Fonte: Panrotas

Compartilhe