Uma hotelaria cada vez mais sustentável

30/01/2015

Nos últimos anos, o termo sustentabilidade vem se tornando comum no vocabulário dos brasileiros e recebendo cada vez mais atenção da área turística. Muito mais do que cuidar do planeta e utilizar os recursos naturais de maneira ecologicamente correta, uma atitude sustentável requer também a inclusão e desenvolvimento da comunidade local, valorização e conscientização de sua cultura. Hotéis e pousadas são exemplos de empresas que perceberam a importância destas atitudes – muitas vezes simples – e executam na prática, melhorias para seu empreendimento e para o setor como um todo.
As principais características de um hotel sustentável incluem ações para economia de energia, água, reciclagem, utilização de alimentos orgânicos, capacitação de funcionários e inclusão da comunidade local.

 

Contra o desperdício de água

Na rede Meliá Hotels, todas as unidades possuem o Programa Uso de Lençóis e Toalhas, em que o cliente sinaliza se deseja a troca do enxoval do apartamento. Além disso, utilizam torneiras de baixo consumo para evitar o desperdício de água e elaboram cartazes, cartilhas e palestras aos colaboradores sobre o uso racional da água.
As unidades de São Paulo realizam descarte de lâmpadas através de uma empresa especializada e o óleo de cozinha usado dos restaurantes próprios é recolhido por uma empresa que o transforma em outros produtos, evitando mais desgastes de matéria-prima pelas indústrias. Os hotéis priorizam a compra de produtos da época e com fornecedores locais, além de se basearem na taxa de ocupação evitando o desperdício.
Desde 2008, a rede promove uma campanha corporativa para arrecadação de fundos em prol do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan, com a participação dos hóspedes. No dia de maior arrecadação de fundos, os hotéis da rede fazem uma doação de igual valor, dobrando o montante, demonstrando o compromisso com a campanha.
Em 2011 e 2012, a Meliá promoveu no dia das crianças, em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, oficinas com materiais reciclados/alternativos para os filhos de seus colaboradores. Cerca de 90 crianças realizaram um passeio pelas dependências do local com o objetivo de conscientização ambiental, como a captação da água da chuva, reciclagem de papel, minhocário, biblioteca e bosque. Em 2013, foi realizado o evento Bombeiro Mirim Juvenil Voluntário (BMJV) com visita ao Corpo de Bombeiros e capacitações para as crianças, para que elas conhecessem na prática o trabalho dos bombeiros. 

 

Fonte: Brasilturis

Compartilhe