Turismo gera RS 12 milhões ao ano para complexo de Itaipu

18/06/2015

A Usina de Itaipu recebeu hoje (17/06) a visita diretor-geral do Brasil de Itaipu, Jorge Samek, o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, e o ministro do Turismo, Henrique Alves,  Segundo os organizadores as visitas técnicas e turísticas geram cerca de RS 12 milhões por ano, dos quais RS 3,2 milhões são investidos no Fundo do Parque Tecnológico de Itaipu para fomentar pesquisas de energias renováveis, projeto de veículo elétrico, laboratórios de pesquisa e fábrica de software livre, além do Instituto Mercosul de Estudos Avançados.
"Esse é um bom exemplo de como um grande empreendimento se transformou em um importante atrativo turístico capaz de movimentar a economia local e ainda transformar o futuro do nosso País, ao fomentar o conhecimento técnico-científico desenvolvido por brasileiros", disse Lummertz.Segundo Samek, a profissionalização das visitas ao complexo, que aconteceu em 2007, mudou a forma como o turismo se relacionava com Itaipu Binacional. "Nessa gestão decidimos profissionalizar a visitação. Isso valorizou ainda mais esse serviço, além de gerar emprego e resultados econômicos positivos para Itaipu. Era um desperdício ter um espaço desse tamanho e as pessoas não puderem conhecer e compreender a grandiosidade dessa empresa que mudou a história do Brasil e do Paraguai", explica o diretor-geral.
A obra de Itaipu Binacional escavou oito vezes mais que o EuroDisney, usou concreto equivalente a 170 Maracanãs, e estrutura metálica que dariam para fazer 380 Torres Eiffel. Hoje o visitante pode conhecer o complexo por meio de oito opções de produtos de visitação, cujos preços variam de RS 13,50 a RS 99,00. 
Dentre os passeios estão a visita panorâmica, o ecomuseu, o refúgio biológico, o polo astronômico e o Porto Kattamaram. Toda sexta-feira acontece a iluminação da barragem e, nos sábados, é feito o test drive do veículo elétrico. As visitações turísticas acontecem diariamente a partir das 8h até as 16h30. Para mais informações o turista pode acessar o site: www.turismoitaipu.com.br.

Compartilhe