A IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) divulgou que o transporte aéreo de passageiros subiu 8,2% em julho, em comparação com o mesmo período do ano passado. A oferta aumentou 6,5% na mesma base de comparação. Com o avanço da demanda sendo superior ao aumento da capacidade, a taxa de ocupação subiu 1,4 ponto percentual, para 83,6%.
Na América Latina, o tráfego de passageiros internacionais subiu 8,5%. Já as viagens domésticas cresceram 7,6% comparando ao período de 2014. Nas rotas internacionais, a demanda do transporte aéreo de passageiros cresceu 8,6% em julho. Índia (28,1%), China (10,9%) e Rússia (8,8%) registraram os maiores crescimentos.
Segundo Tony Tyler, embora a demanda de passageiros permaneça saudável, o crescimento do transporte de carga foi negativo no período. "O movimento de queda nos mercados de ações ao redor do mundo reflete a crescente preocupação de investidores sobre a desaceleração do comércio e do crescimento econômico nos países emergentes”, concluiu.
Os resultados se devem também a duração do Ramadan, mês sagrado dos muçulmanos, que nesse ano, durou menos dias durante o mês de julho, do que o ano passado. Neste período, a demanda de viagens costumam cair.