A IATA (The International Air Transport Association) divulgou dados referentes ao mercado mundial de transporte aéreo, mostrando uma queda no crescimento da demanda no mês junho. Os volumes do frete medidos em toneladas-quilômetros transporta (FTK, sigla em inglês) subiram apenas 1.2% comparado a um ano atrás. Isto é consistente com a queda da atividade do comércio e está mais fraco que o crescimento global esperado.
O desempenho regional variou muito. Transportadoras da Ásia-Pacífico, América Latina e da América do Norte tiveram quedas ano a ano (-0,3%, -3,3% e -1,6% respectivamente), enquanto transportadores europeus relataram que os mercados eram planos . Este foi compensado pelo forte desempenho do Oriente Médio (+ 15,3%) e Africano (+ 6,7%) responsáveis por manter o crescimento em território positivo. A tendência geral é mais fraca em comparação a 2014 como pode ser visto nos dados semestrais. Mercados de transporte aéreo de carga cresceram 5,8% em 2014, no entanto o crescimento acumulado do ano para 2015 é de 3,5%.
"O relatório semestral de carga aérea não é encorajador. Com um crescimento de apenas 1,2 % em relação a junho do ano passado , os mercados estão basicamente estagnados . Algumas operadoras estão se saindo melhor do que outras em buscar o negócio que está lá fora. Mas, em geral , tem sido um decepcionante primeiro semestre de 2015, especialmente considerando o forte final de 2014. O resto do ano tem sinais mistos. A expectativa geral é de uma aceleração do crescimento econômico , mas as ordens de confiança empresarial e de exportação tem parecer fraco . As cargas aéreas e a economia global vão se beneficiar se os governos puderem se concentrar em estabilizar o crescimento e estimular o comércio removendo as barreiras", disse Tony Tyler, diretor geral e CEO da IATA.