TAM Cargo inaugura maior terminal de cargas do Grupo Latam no Brasil

19/03/2015

Sob investimentos de 38 milhões de reais, a TAM Cargo inaugurou esta semana seu novo terminal de cargas. Destinado exclusivamente às cargas domésticas, o novo terminal é o maior do Grupo Latam no País, com área total de 15 mil m². Situado na região do aeroporto de Guarulhos, de frente para a rodovia Hélio Smidt, dispõe de nova estrutura e novos serviços que representam um significativo avanço em relação aos do antigo terminal, de 9,8 mil m², também localizado nos limites do aeroporto.

O terminal tem capacidade para mais de mil toneladas de movimentação diária, num espaço totalmente verticalizado, com 11 metros de altura, o mais alto de todos os terminais de cargas do Grupo nos diferentes países em que opera cargas. Entre os muitos diferenciais deste terminal, é possível manejar, de forma simultânea, tanto cargas transportadas por cargueiros quanto por aviões de passageiros.

A área dispõe de 14 docas de entrada de mercadorias com balanças individuais e 12 de saída, todas com plataformas elevatórias que se ajustam à altura dos caminhões. No interior, estão instaladas 14 plataformas metálicas para armazenagem, que vão do piso ao teto, com oito ou nove bases, e chegam a comportar até 37,8 mil quilos em suas estruturas, por unidade.

Outro diferencial do novo terminal é que todo o processo de movimentação de cargas passa a ser automatizado, com um sistema inteligente de identificação. As mercadorias e plataformas são etiquetadas e rastreadas por meio de códigos de barras.

Dessa forma, a localização e a retirada dos produtos são feitas por meio de leitura computadorizada dos códigos, realizada por operadores de 10 empilhadeiras elétricas, também novas aquisições da TAM Cargo para o terminal. Outra novidade é uma ampla câmara fria, com 900 m³ e 76 posições de rack (espaços para carga), destinada ao armazenamento de produtos perecíveis, como pescados e fármacos.

O quadro de funcionários foi ampliado, somando 284 colaboradores, que se revezam em turnos e mantêm o funcionamento do local 24h, aumentando em 73% os postos de atendimento aos clientes, que também passaram a ter à disposição um amplo estacionamento, com mais 79 vagas, com capacidade e flexibilidade para receber todos os tipos de veículos.
O pico de funcionamento em todo o terminal vai das 8h às 13h, para retirada, e após as 17h, para embarque de cargas, atendendo principalmente os mercados do Norte e Nordeste do país. Entre as mercadorias mais transportadas estão os eletrônicos, peças de carros e maquinário em geral, além dos perecíveis.

 

Fonte:  Revista Hoteis

Compartilhe