A Prefeitura de São Paulo anunciou hoje (8) que o Uber e outros aplicativos que oferecem serviço de transporte terão o uso regulamentado na capital. O prefeito Fernando Haddad já havia confirmado a liberação do serviço em um pronunciamento em Paris (França), no dia 24 de setembro.
Para que a regularização ocorra, o município deverá implementar uma emenda na legislação aprovada em 9 de setembro, referente à proibição da utilização de veículos particulares registrados em aplicativos que os motoristas sejam remunerados pelo serviço Uber.
Mudanças - A emenda prevê uma nova categoria, chamada “táxi por aplicativo”, que estabelece novas regras. Os veículos cadastrados deverão ser pretos, com quatro portas e até cinco anos de uso. Outra diferença é que, ao invés do taxímetro, a cobrança por corrida terá um valor máximo pré-estabelecido, com pagamento realizado pelo próprio aplicativo. Além disso, o direito de trafegar pelos corredores de ônibus continua exclusivo para taxistas.
Uma licença especial para esses veículos deve ser criada, porém, informações do telejornal Bom Dia São Paulo relatam que as taxas mensais pagas pelos motoristas do Uber serão inferiores às dos táxis.