Querendo ampliar fluxo de visitantes, ministérios de Turismo e Cultura traçam estratégia conjunta

29/02/2016

Henrique Eduardo Alves, ministro do Turismo, e Juca Ferreira, ministro da Cultura, firmaram ontem (25) o compromisso de trabalharem juntos para potencializar o ganho do Brasil com a Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016. A ideia é criar uma programação conjunta para valorizar a cultura nacional na Casa Brasil - que será montada durante o megaevento esportivo -, lançar uma campanha de publicidade integrada das duas pastas ministeriais e incrementar a visitação aos espaços culturais como museus, por meio da inclusão dos mesmos em produtos turísticos.
"Não existe turismo sem cultura. Da mesma forma que a cultura depende do turismo", comenta Alves. Dentro dessa perspectiva, as áreas técnicas dos Ministérios da Cultura - incluindo o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional) e o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) -, e do Ministério do Turismo, voltarão a se reunir em 16 de março para detalhar os projetos.
O representante do Ministério da Cultura sugeriu a retomada de um memorando de entendimento já iniciado entre o MTur e o Iphan para o melhor aproveitamento turístico de prédios e outras estruturas históricas. "Quase tudo da cultura pode ter impacto também no turismo", argumenta Ferreira.
Entre as ações práticas que serão tratadas no âmbito da parceria estão a sinalização turística de cidades históricas, a definição cultural da Casa Brasil e do tour da tocha, principalmente nas cidades onde a chama olímpica irá pernoitar, e a aproximação da agricultura familiar com eventos culturais regionais como o São João.

Fonte: Hôtelier News  

Compartilhe