Princípios de valor para uma relação sustentável

19/10/2017

Princípios de valor são a base para as relações entre pessoas e empresas. Esse foi o tema principal discutido no Fórum Abracorp, recentemente realizado durante a ABAV Expo, com a presença de quase 300 convidados.

Princípios estão no bojo das questões que envolvem os três pilares da Abracorp - referência para a sustentabilidade nas atividades e nos negócios.

Princípios são a conexão entre PessoasGovernança e Tecnologia, pois nada acontece sem a presença humana. E onde há presença humana, existem conhecimento e princípios de valor.

Negócios evoluem. E com eles, as relações entre organizações e pessoas. Ao longo dos últimos anos, provocadas por um ambiente recessivo, as relações de negócios entre as empresas tiveram ou têm, como direcionador principal, os custos. Em outras palavras, preços cada vez menores que podem colocar em risco o resultado das empresas. Talvez por isso, o setor reme em mares tão desafiadores. E a palavra que mais se ouve é sustentabilidade.

Enquanto isso, outros setores navegam em céu de brigadeiro, como costumamos dizer, no que se refere a resultados. Setores como aviação, hotelaria e, em consequência, TMC´s enfrentam cenário mais que desafiador. Um cenário negocial que asfixia, em determinados momentos e no médio prazo, os integrantes dessa cadeia.

Práticas como a imposição de excessivas customizações sistêmicas ou prazos de pagamento que beiram 90, até 120 dias, quando a regra de um mercado sustentável é, no máximo 30 dias. Esses são exemplos do ambiente delicado desse mercado de viagens, tanto para o lado do cliente como da cadeia de fornecedores. Nesse caso, conseguir equilíbrio entre ofertar valor na prestação de serviços e o preço final obtido por esse serviço é o grande desafio para todos.

Por isso, a Abracorp tem se empenhado para melhorar esse cenário. Uma das formas é recomendar, para seus associados, princípios de valor que permeiam a sustentabilidade e boas práticas de negócios no setor, altamente impactados na cadeia. Esses princípios contemplam, por conseguinte, na outra ponta, entregas por parte das TMC´s que possam ser percebidas como valor pelos clientes. Só assim, o mercado como um todo poderá evoluir, conforme comentamos acima. E se o cliente não percebe valor, algo está errado e precisa ser corrigido, urgentemente.

Esse é objetivo da Abracorp, para o qual conta com o apoio de todos os stakeholders dessa produtiva cadeia de viagens. Mas os esforços não param por aí, necessário o envolvimento de outras personagens, fundamentais na cadeia, como os gestores de viagens e fornecedores. Nessa linha, encerrado o Fórum, a Abracorp deu início a algumas dessas ações, buscando diálogo com as entidades ligadas a esses gestores, como a ALAGEV, GBTA e TMG, e também os fornecedores, visando a construção de uma agenda mínima e, acima de tudo, positiva onde o objetivo é a sustentabilidade.

 

Fonte: Abracorp News

Compartilhe