A Abacus, empresa líder no fornecimento de soluções e serviços de viagens na Ásia Pacífico, acaba de divulgar uma pesquisa aplicada entre suas travel management companies (TMC’s) clientes, para identificar as principais tendências no mercado de viagens corporativas da Ásia Pacífico. Cinco tendências que devem ter grande impacto nos negócios foram relacionadas.
1 - Aperto de cintos na política de viagens corporativas
· 97% dos participantes da pesquisa receberam instruções para apertar ainda mais as políticas de viagens. Não há sinais de relaxamento das regras, apesar do cenário econômico mais favorável ser unanimidade.
· 73% dos clientes corporativos estão implementando políticas para reduzir o número de viagens de negócios. Seis em cada dez clientes estão reduzindo as viagens em classe executiva.
· 47% dos viajantes já estão encorajados a optar por acomodações com menos estrelas.
2 - Opção por companhias aéreas low cost
· 73% dos clientes corporativos aumentaram suas preferências para o uso de companhias aéreas low cost (LCC’s). Outros parâmetros na política incluem o tempo de voo (40%), canal de reserva (37%), mudanças no itinerário de viagem (33%), etc.
· Os fees por serviços adicionais ou complementares estão sendo mais considerados na comparação de preços por seis entre cada dez clientes. Essa providência está aumentando a medida que as LCC’s da região aumentam seu foco na criação de canais corporativos, acessíveis através do trade.
3 - Adoção de ferramenta de reservas corporativas
· 73% dos clientes de viagens corporativas implementaram uma corporate online booking tool (OBT).
· 64% dos participantes concorda que um bom número de viajantes quer lidar com as agências de viagens corporativas, sendo que 55% deles acha que montar seus próprios itinerários de viagens de negócios é uma tarefa complexa demais para ser feita por eles mesmos.
4 - O uso de tablets e smartphones está crescendo
· Mais de 83% das TMC’s acha que smartphones e tablets terão um moderado a significativo impacto em seus negócios.
· Apenas 33% dos pesquisados já implementaram algum website ou aplicativo móvel para smartphones e tablets.
· Apesar das taxas de adoção de smartphones e tablets serem altas na região da Ásia Pacífico, apenas quatro entre cada dez cliente viabiliza reservas de voos e hotéis através de dispositivos móveis.
5 - Controlar despesas secundárias está ganhando importância
· Despesas secundárias como refeições, aluguel de veículos, roaming de dispositivos móveis, entre outras, estão se tornando uma preocupação cada vez mais importante para as empresas. Segundo o Advito 2013 Industry Forecast, as despesas secundárias de viagens representam, na Ásia Pacífico, entre 10% e 14% do orçamento de viagens (18% nos EUA).
· Rastrear e administrar as despesas secundárias está se tornando um crescente foco para as agências e gestores de viagens corporativas, que procuram formas de atender seus clientes com iniciativas que agreguem valor. Oferecer esses serviços está sendo considerado como uma diferenciação competitiva.
· Como centenas de milhares de dólares são movimentados em recibos com incontáveis horas-homem em reconciliações manuais, a utilização de sistemas automatizados representam uma nova oportunidade para que as agências atendam seus clientes. Cerca de 30% das agências ou TMC’s agora oferecem sistemas eletrônicos de gestão de despesas para que seus clientes capturem esses pagamentos.
Fonte: Business Travel