Uma matéria publicada pelo site hotelogix.com, Neha Arya destaca as principais tendências em tecnologia para o mercado hoteleiro. De acordo com um estudo feito em 2016, os hotéis estão planejando investir mais em tecnologia neste ano. As prioridades são segurança de dados, mais tecnologia nos apartamentos e aumento da capacidade da internet.
Principais tendências tecnológicas:
Maior foco em pagamento e segurança de dados - Com crimes virtuais aumentando, hotéis estão assegurando investimentos pesados na segurança de pagamentos e dados. Em comparação a 2015, os meios de hospedagem estão aumentando o budget para esse aspecto em 25%. Os empreendimentos querem se certificar de que estão oferecendo formas de pagamento online seguras assim como preservar os dados pessoais dos clientes.
Apartamentos “smart” - TVs de tela plana, carregadores sem fio, docking stations, controle de luzes e temperatura automáticos. Essas são as demandas do viajante millenial. Eles pedem que os apartamentos e espaços para eventos sejam adaptados às novas tecnologias. De acordo com o estudo “2016 Lodging Technology” 22% dos hotéis estão destinando recursos para dispositivos de controle do quarto e 16% para SmartTVs.
O The Potting Hotel em Hong Kong, por exemplo, oferece smartphones em todas as unidades habitacionais com dados gratuitos e chamadas internacionais para alguns países. Os hóspedes podem usar o celular para explorar a cidade durante sua estada.
Maior banda larga - Para suportar todos os dispositivos móveis dos hóspedes e clientes dos espaços de eventos, gadgets usados nos apartamentos e sistemas de operação por toda a propriedade é um desafio, mas deve ser uma preocupação dos hotéis. A tendência é que o wi-fi funcione plenamente e seja gratuito.
Integração móvel - Os smartphones dos hóspedes podem oferecer facilidade na hospedagem, como servir de chave para o quarto, controle remoto para a TV, luzes e ar condicionado. Além disso, os celulares também podem ser utilizados para tornar a experiência dos clientes mais personalizada. Alguns hotéis da rede Starwood utilizam web beacons conectados na porta de entrada do lobby que detectam informações dos hóspedes, assim o concierge pode cumprimentá-los pelo nome.
Fonte: Hôtelier News