O Observatório de Turismo e Eventos divulgou o balanço 2015 da atividade turística em São Paulo, sendo que no segmento de Hospedagem foi registrada uma pequena variação negativa em relação a 2014, que mesmo com a Copa do Mundo, chegou a 63,8% de ocupação média. Em 2015, o índice foi de 61,4%, ou seja, uma diferença negativa de 2,4 pontos percentuiais.
Ainda relacionado à área de hospedagem, cabe destacar a elevação na oferta de acomodação alternativa, como aluguéis de quartos e imóveis pela internet, a exemplo do mundialmente conhecido Airbnb. O levantamento do Observatório apurou que, em média, a cada ano, o número de anúncios ativos em São Paulo para esse tipo de hospedagem cresce 13% no Airbnb, que iniciou suas operações no Brasil em 2012. Atualmente, existem cerca de oito mil anúncios ativos na cidade de São Paulo.
De acordo com a Pesquisa de Intenção de Viagem do MTur, a quantidade de brasileiros que desejam se hospedar em casas alugadas cresceu de 1,8% para 7,3%. Já entre os paulistanos, esse número saltou 2,2% para 5,2%. Além disso, aumentou o número de paulistanos que pretendem se hospedar na casa de amigos e parentes, passando de 42% para 44,8%. Este cenário mostra que o visitante está buscando economia na hora de se hospedar.
Fonte: Panrotas