Novo sistema promete reduzir atrasos e suspensões de voo nos EUA

28/05/2015

Um novo sistema, que vai substituir a comunicação verbal praticada entre pilotos e controladores do tráfego aéreo em solo, promete reduzir drasticamente os atrasos e suspensões de voos em todos os aeroportos dos Estados Unidos. 
O novo sistema, que recebeu o nome de Data Comm, revelado na última semana pelos oficiais da Administração da Aviação Federal dos EUA (FAA, em inglês), faz com que as mensagens sejam computadorizadas e capazes de reduzir atrasos durante eventos meteorológicos, além de exterminar os erros de comunicação que ocorrem rotineiramente nas transmissões de voz.
Apresentado pela FAA no Aeroporto International de Nova Jersey/Newark Liberty e testado desde 2013, o Data Comm já vem sendo utilizado em bases nos aeroportos de Newark, Memphis, Tennessee. O sistema serve para comunicar possíveis rotas alternativas à aeronaves que aguardam a decolagem antes de enfrentar um mau tempo, por exemplo. Atualmente, a informação é compartilhada por voz e pode levar vários minutos até os pilotos "copiarem". 
Com o Data Comm, o controlador simplesmente transmite a informação com apenas alguns cliques no mouse, que é enviada simultaneamente ao despachante da companhia aérea, órgão no qual o piloto consulta antes de decidir por uma rota alternativa e, consequentemente, gastar mais combustível.
Michael Huerta, da FAA, comparou o sistema antigo de instruções com um telefonema a um amigo, copiando-o e checando as informações corretas. "Com o Data Comm, não é preciso ligar para um amigo para saber as coordenadas. O endereço é pré-programado no GPS da aeronave e tudo o que você precisa fazer é apertar o 'start'", disse Huerta.

Compartilhe