O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, reafirmou nesta sexta-feira (12), em Natal, durante encontro regional da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, o seu principal desafio na condução da Pasta: transformar o turismo em prioridade de Estado. “Percebi que não há indústria que, no atual cenário de ajustes fiscais e incertezas, esteja mais credenciada para enfrentar a crise do que o turismo”.
Os presidentes da Embratur, Vinicius Lummertz; e da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, Alex Manente (PPS-SP), também participaram do evento proposto pelo deputado federal Rafael Motta (PROS-RN). “A presidente Dilma Rousseff confiou-me a missão de alçar o Turismo a novos patamares, ciente do que esta indústria dinâmica representa em termos de emprego, capacitação e renda”, disse o ministro.
Henrique Alves disse que é preciso mudar a forma de pensar sobre o turismo. O fato de reunirmos atrativos naturais, culturais ou arquitetônicos, segundo ele, não são suficientes para transformar um lugar em um destino turístico. “É preciso envolver toda a comunidade, garantir acesso, segurança e infraestrutura. Um processo longo e continuado, que não ocorre do dia para a noite”.