Ministro deseja conceder isenção de visto a americanos durante um ano

12/06/2015

Em visita às obras do futuro Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro na manhã desta quinta-feira, dia 11, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, anunciou que o governo federal pretende conceder isenção de visto a turistas americanos para a entrada no país durante, pelo menos, um ano. A medida tem o objetivo de ampliar o número de visitantes dos Estados Unidos no país, devido aos Jogos Olímpicos. Segundo Henrique Eduardo Alves, o acordo já está sendo tratado com o Ministério de Relações Exteriores.
"As Olimpíadas são uma oportunidade, maior do que a Copa do Mundo, para ampliar o número de turistas estrangeiros no Brasil que, hoje, gira em torno de 6 milhões ao ano. Por isso, queremos fazer uma experiência com os americanos. Independentemente de reciprocidade", afirmou o ministro.
A isenção de visto depende de um projeto de lei, já em tramitação no Congresso Nacional. O tema será debatido na Câmara dos Deputados no próximo dia 15 de julho. O tema da flexibilização e isenção de vistos tem importância estratégica para o setor. De acordo com estudo do Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o 91ª colocado na dimensão “Abertura Internacional”, em um ranking de 141 países. No subitem que avalia o percentual da população mundial que necessita de visto para entrar no país, o Brasil cai para 102ª posição.
Na ocasião, Henrique Alves também acrescentou que está sendo planejada uma campanha publicitária, com tema das Olimpíadas, para divulgar o Brasil no exterior. No entanto, ele não antecipou detalhes e valores.
Ainda segundo o ministro, haverá um seminário em Brasília, em agosto, para discutir o potencial turístico das Olimpíadas de 2016 no Rio. Já o prefeito Eduardo Paes lembrou que o evento será um marco para a divulgação da cidade, já que 30 mil jornalistas estarão no Rio não apenas cobrindo o evento esportivo, mas também abordando assuntos da cidade.

Compartilhe