Mercado de trabalho deverá se recuperar apenas em 2017

10/10/2016

 

O mercado de trabalho não deverá dar sinais de melhora até o primeiro trimestre do ano que vem. É o que apontam os economistas, ainda mostrando que a recuperação na renda deverá ocorrer apenas em 2018.

Com a esperada melhora na atividade econômica, o quadro de emprego passará por uma tendência positiva. Apesar disso, analistas trabalham com uma previsão, ainda para este ano, de uma retração de 3% no Produto Interno Bruto (PIB). Ano que vem o crescimento deverá ser modesto, com cerca de 1,3%, segundo o último relatório Focus.

Ainda para este ano, o quadro de empregos também não apresentará melhoras. De acordo com a avaliação do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), o desemprego deverá alcançar a marca de 12,4%.

"O mercado de trabalho não deve apresentar sinais de melhora neste ano. As demissões e os cortes de vagas devem continuar nos próximos meses", afirmou o pesquisador do Ibre/FGV, Tiago Cabral Barreira. Ele ainda ressalta que a taxa de desemprego deverá subir até o primeiro trimestre de 2017, e somente a partir de então, deverá cair.

 

Fonte: Panrotas

Compartilhe