Magda Nassar faz apelo urgente por Lei Geral do Turismo

27/09/2017

Presidente da Braztoa, Magda Nassar trouxe um discurso duro e munido de números e informações para a abertura da 45ª Abav Expo e 48º Encontro Comercial Braztoa. Sucedendo a fala de Edmar Bull, a dirigente fez um apelo por mudanças urgentes por mais investimentos no Turismo brasileiro. "O Turismo representa 11% do PIB mundial e da mão de obra empregada no mundo. Poderia ser motivo de comemoração, mas no Brasil de 2017, não temos muito a comemorar, infelizmente", disse.

Magda apresentou números da OMT mostrando que, apesar da larga extensão territorial, o Brasil (crescimento de 4,8% em 2016 em número de turistas) fica muito atrás de países como Chile e Colômbia (14,5% e 26%, respectivamente) nos esforços feitos para atrair visitantes. "Somos o maior pais do continente, tivemos Copa do Mundo e Olimpiada e continuamos como coadjuvantes."

Para que a situação seja reparada, ela pediu "ajuda urgente" ao minsitro do Turismo, Marx Beltrão, também presente na cerimônia de abertura do evento. "Falo com propriedade, pois assim como outros presidentes de associações aqui presentes, fazemos dessa política associativa uma ação distribuitiva do nosso setor. Vamos lutar sim pela Lei Geral do Turismo. Para que todo setor possa gerar mais trabalho, direto e indireto. Vamos ajudar o Brasil produzindo, gerando receitas, e não onerando empresários e trabalhadores", declarou, arrancando aplausos da plateia em diversos pontos da intervenção.

Ela agradeceu os esforços dos colegas nesse sentido, mas não deixou de brincar a respeito de outra bandeira defendida por ela em sua vida associativa: "Luto também pelo empoderamento feminino, mas nisso não tive tanto sucesso", observou a única mulher no palco do Expo Center Norte.

OPERADORAS CRESCEM 12,3%
Magda ainda revelou, de antemão, alguns números sobre as operadoras associadas da Braztoa. As empresas aumentaram suas vendas em 12,3% no primeiro semestre, o que ela considerou "excelente resultado". Também destacou o investimento da Braztoa em sustentabilidade, contando neste ano com 79 empresas inscritas no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, e anunciou também, para 2018, "o maior evento LGBT do Turismo" contando com todas as operadoras Braztoa envolvidas.

Magda encerrou o discurso homenageando Edmar Bull, a quem considera "o cara".

 

Fonte: Panrotas

 

Compartilhe