O setor hoteleiro dos Estados Unidos registrou investimentos na ordem de 40,5 bilhões de dólares durante 2015, incluindo operações de aquisição e novos projetos, segundo dados da STR Global.
O vice-presidente de consultas e análises da STR, Steve Hennis, chama a atenção sobre o fato de que, em um contexto de aumento do investimento a nível global, nos últimos dois anos se observa um impulso da nova construção, junto a um aumento de preço e dos ativos e fortes níveis de demanda respaldando o desenvolvimento de novos hotéis em muitos mercados. “Baseando-se na planta projetada, espera-se que essa tendência continue ao menos nos próximos dois anos”.
Um total de 773 novas aberturas foram registradas, com um aumento de 36% em relação a 2014. Estas geraram o surgimento de 85 mil novas UHs, representando um crescimento de 37%. Mais de 900 aberturas hoteleiras são esperadas nos Estados Unidos em 2016, superando-se as mais de 100 mil novas UHs.
Com altos níveis de demanda em muitos mercados, a soma da nova oferta tem sentido, indica Hennis, mas existe o risco de que as UHs da nova construção cheguem quando criem uma super oferta hoteleira.
O valor das transações de ativos hoteleiros ultrapassou em 2015 os 23 bilhões de dólares, quando não ultrapassava os 20 bilhões de dólares desde 2007. Apesar do lento arrenque do ano, se espera que as transações em 2016 superem os 25 bilhões de dólares.
Fonte: Hosteltur