A Infraero entregou mais uma etapa da obra de reconstrução do pátio de aeronaves do Aeroporto do Rio de Janeiro/Santos Dumont. Com a conclusão desse serviço, na última segunda-feira (16/3), já foram contemplados 49,3 mil m² de área da obra do pátio.
Nessa fase, a posição referente à ponte de embarque nº 8 foi liberada para o tráfego. Dessa forma, todas as oito pontes voltaram a operar sem restrição. Essa entrega representa um sensível ganho operacional para o aeroporto, pois as pontes de embarque atendem aproximadamente 75% da movimentação total de passageiros e aeronaves. Além disso, a utilização das pontes proporciona maior agilidade embarque e desembarque de passageiros, redução na movimentação de veículos no pátio, maior segurança operacional e mais conforto aos usuários.
Os serviços realizados no pátio incluíram a demolição do revestimento, base e sub-base do pavimento, execução do novo sistema de drenagem, recomposição do pavimento, selagem das juntas e pintura da nova sinalização horizontal. As próximas etapas da obra contemplam a transferência do sistema alimentador de energia para o balizamento das pistas de pousos e decolagens, pistas de taxiamento e auxílios à navegação aérea com a utilização de uma nova rede de dutos, além da conclusão dos serviços nas posições remotas de estacionamento de aeronaves.
A iniciativa, orçada em 42,8 milhões de reais para a recuperação do pavimento de uma área total de 75.364 m², tem prazo de conclusão estimado para fevereiro de 2016. O trabalho tem sido executado com a parceria de diversas áreas, como Engenharia, Operações e Segurança Operacional. Assim, todos os passos são planejados de forma conjunta, minimizando os impactos operacionais e garantindo a segurança e regularidade das movimentações.
“Com a conclusão desta etapa, já entregamos a maior parte da área de abrangência da obra. O trabalho segue intenso, conforme o cronograma planejado”, pontuou o superintendente do Santos Dumont, Aparecido Iberê de Oliveira.
Fonte: Mercado e Eventos