Iata: pesquisa revela queda no lucro das aéreas no 1T2017

28/04/2017

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) liberou nessa quinta (27) os resultados da última pesquisa feita com CFOs e diretores de Cargas das companhias aéreas associadas, realizada em abril.

Mesmo com a alta demanda registrada e a perspectiva de crescimento, os números do primeiro trimestre foram negativos em relação ao lucro: quase metade dos executivos entrevistados registraram uma diminuição da lucratividade das aéreas no primeiro trimestre do ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Outros resultados revelaram que os custos operacionais também apresentaram aumento, e que o número de empregos geradas pela aviação deve crescer.

Veja as conclusões chave da pesquisa da Iata abaixo:

PRIMEIRO TRIMESTRE DE QUEDA
Os resultados, pelo menos para o primeiro trimestre do ano, foram de queda: 48,5% dos executivos das aéreas indicaram que houve uma diminuição da lucratividade no primeiro trimestre de 2017, se comparado com o mesmo período do ano passado, contra apenas 36,4% que registraram um aumento. “Isso é consistente com os sinais de que o ciclo de lucro da indústria atingiu o pico durante a primeira metade do último ano”, apontou ainda a pesquisa.

AUMENTO DA RENDA NOS PRÓXIMOS 12 MESES
Cerca de 42% dos líderes da indústria aérea acreditam, porém, que a rentabilidade aumente nos próximos 12 meses. Mesmo assim, as respostas foram levemente menos positivas do que as obtidas na pesquisa de janeiro deste ano, quando a perspectiva era melhor, e consideravelmente abaixo das respostas dos últimos anos, que segundo a pesquisa, indicavam que entre 60% e 70% dos executivos acreditavam em um aumento da renda em 12 meses.

ALTA EXPECTATIVA DE DEMANDA
Já a expectativa de demanda é elevada por parte dos executivos, acompanhando o crescimento robusto observado no primeiro trimestre do ano: o volume de passageiros cresceu para 57% dos executivos, enquanto de cargas subiu para 44,8% deles. Para 75% dos entrevistados, a demanda de passageiros no restante do ano deve aumentar, enquanto a perspectiva média de demanda de cargas ficou em 55,6%.

CUSTOS OPERACIONAIS TAMBÉM SOBEM
Segundo a pesquisa, 41% dos entrevistados relataram um aumento nos custos operacionais no primeiro trimestre de 2017, a maior porcentagem registrada nos últimos quatro anos pela pesquisa. Para a Iata, esses resultados refletem uma combinação da elevação do preço dos combustíveis e das pressões crescentes da mão-de-obra das aéreas, que cobram valorização. E a perspectiva dos executivos é de que esse aumento continue.

RENDIMENTO COM PASSAGEIROS DIMINUI
A tendência de baixos rendimentos com passageiros, segundo a pesquisa, se comprovou com 35% dos executivos registrando uma queda nos últimos três meses. Já os chefes de carga estão confiantes sobre as perspectivas de rendimento das fretes nos próximos 12 meses, com a melhor perspectiva registrada desde julho de 2014.

CRESCE NÚMERO DE EMPREGOS
Por fim, a pesquisa registrou que, pelo nono trimestre consecutivo, o número de empregos aumentou nas companhias aéreas, e cerca de um terço dos entrevistados informaram que pretendem aumentar ainda mais o número de empregados nos próximos 12 meses.

 

Fonte: Panrotas

Compartilhe