Hotelaria carioca fecha com 67% de ocupação

16/11/2015

No mês de setembro a média de ocupação hoteleira no Rio de Janeiro fechou em 67%, segundo estudo da Fecomércio, em parceria com a ABIH-RJ.  A taxa representa uma retração de cerca de 3% no comparativo com o ano passado, o que, segundo o presidente da entidade, Alfredo Lopes, é considerado um excelente desempenho, frente ao grande número de empreendimentos que entraram em operação nos últimos anos.
Turistas nacionais representaram 70% dos visitantes, com destaque para os provenientes de São Paulo (28% do total de turistas nacionais, sendo 22% da capital e 6% do interior). Em uma análise por categoria, a melhor taxa de ocupação foi registrada nos hotéis com quatro estrelas (71%), seguido pelos de três estrelas (68%).
Em relação à área de localização, os bairros de Copacabana e Leme lideraram na preferência dos turistas, com 71% de ocupação. Já entre os turistas internacionais, o continente europeu liderou como emissor (10%). No entanto, em uma análise por país de origem, os americanos foram os que mais se destacaram (6%), seguidos pelos argentinos (3%).
O turismo de negócios continua sendo a principal motivação dos visitantes, apesar da queda de 13 pontos percentuais – de 51% em 2014 para 38% em 2015. Já os que vieram motivados por lazer registraram aumento de 26% para 35%.

Compartilhe