Para evitar a perda de dados dos hóspedes, hotéis em todo o País estão digitalizando o processo de cadastro que até então, era realizado através de fichas impressas. O envio das fichas cadastrais ao MTur – Ministério do Turismo é obrigatório para todos os estabelecimentos que atuam legalmente e possuem, portanto, registro no Cadastur - Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos.
Até 2012, a maior parte dos papéis não chegava banco de dados do Ministério do Turismo. Com a digitalização do sistema, porém, um grande número de estabelecimentos abandonou a ficha impressa. Alguns, inclusive, passaram a permitir que o cliente preencha estas informações de casa, pelo site, o que se convencionou chamar de “web check-in”.
De acordo com dados do Ministério do Turismo, mais de 5,8 milhões de fichas de hóspedes foram encaminhadas por 1.627 hotéis e pousadas. Os dados são enviados pela internet, por meio de um aplicativo eletrônico oferecido pelo próprio MTur. Os dados são criptografados, como medida de segurança. O Ministério também investe em novas soluções de segurança para evitar a perda desses dados no próprio sistema do hotel.
Até a Copa de 2014, a meta é implantar a plataforma digital em cerca de 50% dos meios de hospedagem que estão no Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo (Cadastur) do MTur, o que corresponde a aproximadamente 3,7 mil empreendimentos, entre hotéis, pousadas e albergues.
Fonte: Revista Hotéis