Considerado estratégico para as exportações do País, o setor portuário receberá investimento de RS 37,4 bilhões na segunda fase do Programa de Investimentos em Logística do governo, anunciada nesta terça (9) pela presidente Dilma Rousseff.
As novas autorizações para a construção de Terminais de Uso Privado (Tups) somam RS 14,7 bilhões. Deste total, oito terminais foram concluídos, 28 estão autorizados e quatro estão em expansão.
Para este ano, 63 terminais estão em análise, 50 novos arrendamentos terão investimentos de RS 11,9 bilhões e 24 renovações antecipadas somam RS 10,8 bilhões.
A licitação de arrendamentos foi dividida em dois blocos, sendo que o primeiro reúne 29 terminais aprovados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), dos quais nove estão em Santos e 20 no Pará. Os investimentos são da ordem de RS 4,7 bilhões e a licitação será feita ainda este ano. Já o segundo bloco possui 21 terminais de carga (Paranaguá, Itaqui, Manaus, Suape, São Sebastião, São Francisco do Sul, Aratu, Santos e Rio de Janeiro) e tem previsão de licitação para o primeiro semestre do ano que vem, com investimentos de RS 7,2 bilhões.
A licitação permitirá a modernização e o aumento de capacidade dos terminais portuários, além da redução de custos.