A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) entende que a desregulamentação da franquia de bagagem, que entra em vigor no dia 14 de março como parte das novas regras das viagens aéreas, permitirá uma aviação mais competitiva e a criação de novas classes tarifárias. A ABEAR apoia qualquer medida que aproxime a aviação comercial brasileira do mercado internacional, bem como garanta mais liberdade de escolha ao passageiro.
Nesse sentido, a GOL já anunciou que terá uma classe tarifária mais barata para aqueles clientes que não forem despachar bagagens e manterá também a opção daqueles que preferirem continuar a ter esse benefício ao adquirir o bilhete.
“Quando a medida que permite a franquia de bagagens entrar em vigor, ela intensificará a concorrência entre as companhias aéreas brasileiras, beneficiando os consumidores. A exemplo do que aconteceu após a liberdade tarifária das passagens aéreas, em 2001, permitindo a queda no preço das tarifas e, consequentemente, a democratização do setor aéreo no país”, afirma Paulo Kakinoff, presidente da GOL. “Portanto, o cliente que não quer ou não precisa despachar suas malas, não pagará mais por esse serviço, como acontece hoje”, ressalta.
Fonte: ABEAR