Embora cada vez menos aeronaves decolem atrasadas e passageiros fiquem fora de seus voos, o número de reclamações referentes às companhias aéreas norte-americanas continua subindo. Nos primeiros seis meses deste ano, o Departamento de Transporte dos EUA (DOT) recebeu 9,542 reclamações de consumidores, um crescimento de 20,3% em relação ao mesmo período de 2014.
O número de reclamações somente em junho ficou 37,5% acima do que o registrado em maio e 47,3% acima do registrado em junho de 2014: 2,052. O DOT analisa as reclamações dos passageiros em diferentes tópicos, desde a falta de cuidado com as bagagens, até incidentes com animais de estimação e atrasos na pista. Os atrasos de voos na pista que ultrapassaram três horas para voos domésticos e quatro horas para operações internacionais serão analisados pela agência.
Em junho, apenas dois voos apresentaram este problema: o voo 2417 da JetBlue, de Orlando para Austin, que atrasou cerca de quatro horas, e o voo 2230 da Southwest, de Salt Lake City para Baltimore, com um atrasado de mais de três horas. No quesito, as aéreas mais pontuais para o período foram Hawaiian e Alaska Airlines com 90,5% e 87,4% de chegadas on-time, respectivamente. A Delta Air Lines ficou em terceiro, com 82,2%.