A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, em inglês) fez história nesta segunda-feira (11/05). Pela primeira vez, o órgão aprovou o uso de aparelhos eletrônicos portáteis (Portable Electronic Devices) para as companhias aéreas norte-americanas, durante todas as fases do voo.
Em release oficial enviado a imprensa, a FAA disse que a implementação da nova política entre as aéreas irá levar um tempo, enquanto as mesmas provam que suas respectivas frotas podem controlar o uso de múltiplos aparelhos portáteis desde a área de embarque até a hora de aterrissagem.
A agência espera, no entanto, que todas as aéreas já estejam alinhadas com a nova política, que irá permitir o uso de e-books, videogames portáteis, e aparelhos que reproduzam vídeos de serem utilizados em quase todo o voo, exceto em alguns momentos em que a segurança prevalecer, até o fim do ano.
As exceções incluem o uso de telefones celulares ou tablets para fazer ligações ou mandar mensagens de texto durante a decolagem e pouso, os quais permanecem proibidos. Além disso, todos os aparelhos eletrônicos portáteis com Wifi ou serviço de internet móvel deverão ser colocados no "modo avião" durante todo o tempo.