EUA: 2016 começa com aumento de tarifas nas principais aéreas

07/01/2016

Preços subiram mesmo com os lucros recordes alcançados pelas companhias no último trimestre de 2014.
O ano mal começou e a Delta Air Lines já anunciou o primeiro aumento no preço de seus bilhetes aéreos, algo que deve girar em torno de USS 4 por voo. No mesmo momento, a Southwest Airlines também decidiu subir os preços de suas passagens, algo que já foi seguido por American e United Airlines nos Estados Unidos. No passado, quem dava as cartas era a própria Southwest, companhia mais popular da aviação doméstica norte-americana, e todas as outras resolviam seguir a estratégia.
O fundador do comparador de passagens no mercado norte-americano Farecompare.com, Rick Seaney, disse estar surpreso com o aumento, mesmo após as grandes companhias aéreas terem registrado lucros recorde recentemente, muito por conta do baixo preço do combustível. "O que as companhias aéreas estão fazendo é aquilo que elas sempre fazem: extinguindo o apetite das pessoas por viajar ao determinar seus preços", disse.
Por falar em lucros recordes, as companhias aéreas norte-americanas juntas registraram um lucro líquido de USS 9,3 bilhões no terceiro trimestre de 2015, um valor USS 5,5 bilhões acima do que o registrado no segundo trimestre do ano. Somente no terceiro trimestre deste ano as companhias aéreas comerciais norte-americanas de passageiros coletaram um total de USS 1 bilhão em taxas extras de bagagens e USS 755 milhões em taxas para troca de reservas.
Em relação aos lucros operacionais das empresas para o trimestre, destaque para a Delta Air Lines que fechou o terceiro trimeste do ano com USS 1,4 bilhão registrados. Logo depois vem o Grupo AA, que engloba American Airlines e US Airways, registrando USS 1,26 bilhão, e a United com USS 1,18 bilhão de lucro operacional no trimestre. Southwest (USS 614 milhões), JetBlue (USS 163 milhões), Alaska Airlines (USS 314 milhões), Hawaiian Airlines (USS 106 milhões), Spirit (USS 100 milhões), SkyWest (USS 64 milhões) e Frontier Airlines (USS 96 milhões) completam a lista. 

 

Fonte: Mercado & Eventos

Compartilhe