Em levantamento, ABIH-SC mostra manutenção de resultados em final de ano da hotelaria catarinense

12/01/2016

De acordo com pesquisa realizada pela ABIH-SC (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina), o período de Ano Novo no Estado repetiu o desempenho verificado na mesma época um ano antes. A taxa de ocupação geral em destinos catarinenses ficou na média de 79%. O resultado não foi motivo de comemoração para os hoteleiros da região que, em previsões feitas no início do ano, esperavam indicadores acima do que foi visto na virada de 2014 para 2015.
Principal destino do Estado, a Grande Florianópolis testemunhou a diminuição de 88% para 85% nos apartamentos preenchidos, contudo, os hotéis pesquisados alegaram ter enxergado o saldo como positivo. Alguns chegaram até a anotar 97% de quartos ocupados na virada.
A região Costa Verde Mar, onde fica uma das cidades mais procuradas do Estado, Balneário Camboriú, caiu de 95% para 89%.
"Os números apresentados são bons, porém, abaixo do esperado", afirma Samuel Koch, presidente da associação hoteleira. "Que nosso litoral está lotado, isso é perceptível. Porém, muitos turistas ficaram em casas de parentes ou alugaram imóveis. E o grande agravante para esse resultado na hotelaria são os aluguéis informais, que superlotam de gente, agravando a situação do consumo de água e luz nas praias", complementa.
Por outro lado, a Serra Catarinense surpreendeu mais uma vez, apresentando o maior aumento de turistas no Réveillon. De 72% em 2014, o número da taxa de ocupação foi para 85%. O Vale Europeu também merece destaque, com um aumento de 55% para 66%. Mas quem teve a maior taxa de ocupação do Estado, foram as Estâncias Termais, com 91% de lotação na hotelaria.
Na data festiva anterior, o Natal, os números chegam a 59% no Estado e a 58% na Grande Florianópolis. As Estâncias Termais também atraíram o maior número de turistas de Santa Catarina, chegando a 83% de reservas efetuadas.

 

Fonte: Hôtelier News 

Compartilhe