A criação das Áreas Especiais de Interesse Turístico (uma legislação específica para o setor em áreas com vocação para o turismo) foi um dos temas discutidos em reunião entre os ministros Valdir Simão, do Planejamento e Henrique Eduardo Alves, do Turismo, na terça-feira (12). Eles debateram diversas propostas que visam diversificar a oferta turística brasileira.
O objetivo é aquecer a economia nacional, garantindo novos projetos que gerem emprego e renda para a população. A iniciativa das Áreas Especiais de Interesse Turístico busca a revisão de incentivos fiscais e de licenciamento ambiental para a instalação de novos negócios.
O aproveitamento integral da renda que pode ser obtida pelos parques nacionais também está entre os projetos defendidos pelo ministro Henrique Alves.
“O próprio turista vai ajudar a preservar a natureza e a divulgar uma das nossas maiores vocações, que é o potencial do meio ambiente”, ressaltou.
A proposta de ampliar a divulgação dos destinos turísticos do Brasil, dentro e fora do País, por meio de uma agência de promoção, também esteve entre os assuntos discutidos. A agência proposta por Henrique Alves contaria com recursos da iniciativa privada.
Fonte: Hôtelier News