Copastur, Reserve e AA emitem primeiro bilhete NDC nas Américas

08/12/2015

No final da Convenção Abracorp, que acontece no Transamérica Comandatuba, o presidente da entidade, Edmar Bull, compartilhou uma boa notícia com os associados presentes. A sua agência, a Copastur, em conjunto com o Reserve e a American Airlines, é o primeiro piloto do IATA NDC a emitir um bilhete real em ambiente de produção nas Américas.
O projeto em conjunto com o sistema Reserve, a agência Copastur e a American Airlines, com o apoio da IATA, permitiu, neste sábado (05), a emissão do primeiro bilhete aéreo utilizando o padrão NDC 1.1 no Brasil, América Latina, EUA e Canadá. As três empresas acordaram em Junho de 2015 que o Reserve desenvolveria uma interface “end to end” para reserva e emissão, pela Copastur, de bilhetes aéreos da American Airlines ultilizando o novo padrão NDC v1.1 estabelecido pela IATA.
“Nosso propósito é atestar que este é o caminho, e que o NDC veio para ficar”, afirmou Edmar Bull, presidente da Copastur e do conselho da Abracorp, além de candidato a Presidente da ABAV Nacional. “Tecnologia e a principal ferramenta dos agentes de viagens, temos que estar na frente sempre”, completou o empresário.
O sistema foi desenvolvido pelo Reserve a partir da integração por conexão direta XML através do Farelogix, hosting de distribuição direta da American Airlines, que testou e homologou a solução “Reserve NDC Agreggator”, com acompanhamento da AA e da IATA. “Estamos contentes por sermos a primeira Cia Aérea a dar este importante passo no Brasil”, informou Thomas Comber, da equipe de distribuição da American Airlines.
O NDC é o novo padrão de distribuição de conteudo via XML para reserva e emissão de bilhetes aéreos, promovido pela IATA há mais de 3 anos, e que vem sendo desenvolvido pelas Cias aéreas com o apoio de empresas de tecnologia do setor, agências e outros importantes “players” do Mercado, integrantes do “IATA Strategic Partnership Program”, do qual o Reserve é o único representante do Brasil, entre outras.
“Parabenizo a American Airlines, que apoia o novo padrão NDC desde o seu lançamento, a Copastur, que esta abrindo e mostrando o caminho, e o Reserve, por sua obstinação com a inovação”, declarou Antonio Carbone, gerente Regional para as Américas do IATA.
“Este é apenas o primeiro passo de um importante projeto de acesso a novas possibilidades” explicou Solange Vabo, presidente do Reserve. “Os agentes de Viagens poderão ofertar outros serviços para os seus clientes, que serão beneficiados pela objetividade, clareza e transparência do novo processo de compra de bilhetes e serviços associados à sua viagem aérea”, declarou entusiasmada.

 

Fonte: Mercado & Eventos 

Compartilhe