Consultoria lista 5 requisitos para aumentar a receita na crise

08/07/2015

Com a economia brasileira enfrentando uma “estiagem” é normal que os empresários se sintam receosos na hora de fazer investimentos e temem não conseguir aumentar a receita de seus negócios. Veja, a seguir, algumas dicas para você aumentar a receita da sua empresa, mesmo em meio à estagnação da economia nacional.

Ajuste os processos e mova energias para o que realmente importa
O momento é de foco. É preciso pensar rápido nas prioridades. É melhor para a empresa enxugar custos a qualquer preço ou investir em melhorias no processo de vendas? “Talvez o mais importante seja ajustar os processos internos, melhorar as parcerias com fornecedores, investir na busca de novos clientes… Cada empresário sabe onde estão seus calos e deve direcionar suas energias para ele”, afirma o diretor de marketing da Templum Consultoria, Ricardo Tocha.

Diminua os custos variáveis
Sem criar pânico em sua equipe, mova as lideranças em direção à necessidade de diminuir os custos variáveis como material de escritório, energia elétrica, entre outros. É preciso dosar para que a redução de custos não se torne uma “paranoia corporativa”, afinal, a equipe também não pode se sentir desmotivada.

Intensifique o relacionamento com os clientes atuais e prospecte novos
Relacionamento com a base de clientes deve ser prioridade sempre, afinal, são eles que compram e tornam a empresa lucrativa. No entanto, num momento de estagnação da economia, a concorrência pode abrir mão de alguma margem de lucro para vender mais. Mostre para a equipe comercial que a fidelização de clientes é uma necessidade imediata.
Para aumentar a lucratividade, buscar novos clientes é fundamental. É preciso dedicar tempo e energia na prospecção de novos leads. Considere o funil de vendas do seu negócio e planeje uma meta realista para um determinado período de tempo.

Aperte nas negociações com fornecedores
A sua base de fornecedores é realmente sua parceira? Chegou a hora de cobrar do pessoal de compras melhores negociações de preços e prazos de pagamento. Trabalhe sempre num sistema ganha-ganha, lançando mão de algumas decisões que também favoreça os fornecedores para que eles consigam te favorecer também.
Ao conseguir um preço melhor em alguma mercadoria ou insumo, você pode diminuir o preço final para o consumidor e investir na venda casada. Ou pode manter o preço e obter uma margem maior.

Retenha os melhores talentos
Uma equipe produtiva, colaborativa e criativa é muito importante nos momentos em que a prioridade é o aumento das receitas.

Compartilhe