Construtoras têm projeto de R$ 5 bi para novo aeroporto em SP

04/06/2014

 

As construtoras Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa, sócias no projeto do Novo Aeroporto de São Paulo (Nasp), devem pedir autorização para a construção do terminal "de forma imediata", assim que o governo publicar a medida provisória (MP) que cria a nova modalidade de aeroportos, 100%. O novo aeroporto internacional ficará em Caieiras, a 35 quilômetros da capital, e terá, inicialmente, capacidade para 30 milhões de passageiros, podendo, futuramente, atender a 48 milhões de usuários. O terminal vai custar R$ 5 bilhões, e a previsão é que fique pronto em 2020.

 

Atualmente, no Brasil, há os aeroportos estatais, da Infraero, e os privatizados, onde a estatal permanece como sócia, com 49% do negócio. O novo aeroporto de São Paulo pode, de acordo com fontes do setor, acabar concorrendo diretamente com os terminais privatizados em 2012: Guarulhos e Viracopos (Campinas). Para os críticos do modelo, o governo está alterando as regras do jogo depois de as empresas terem se comprometido a pagar bilhões de reais de outorga pelos aeroportos.

 

Para o diretor de Novos Negócios da Camargo Corrêa, Roberto Deutsch, o novo aeroporto não vai "roubar" clientes dos terminais privatizados. "Estimamos que, em 2020, Guarulhos esteja com sua capacidade máxima, de 60 milhões de passageiros, e Congonhas com 20 milhões, ou seja, um total de 80 milhões de passageiros. E estimamos que a movimentação será de 87 milhões a 90 milhões por ano, sendo assim, há espaço para todos".

 

João Henrique Polido, diretor de Novos Negócios da Andrade Gutierrez, assegura que o Nasp não fere as concessões. Ele afirma que o projeto é de 2007 e que todas as empresas já o conheciam antes de entrarem no leilão de Guarulhos e Viracopos, em 2012. "No edital está claro que a concessionária está assumindo o risco da demanda caso as previsões não se cumpram por qualquer motivo, inclusive por novos aeroportos. Ou seja, os terminais não poderão reclamar da concorrência", afirmou.

 

Fonte: Mercado e Eventos

Compartilhe