Buscando sustentabilidade, turismo deve se adaptar e inovar para cativar os viajantes

ALAGEV > Notícias > Buscando sustentabilidade, turis...


A preservação do meio ambiente é um assunto que diz respeito a todos. Por isso, é obrigação de cada um de nós garantir que medidas sustentáveis sejam tomadas para diminuir o impacto das atividades econômicas no planeta, e o turismo tem grande importância para esse fim.

 

O setor abre possibilidades de preservação cultural e ambiental, além de ser fundamental para criar consciência de preservação. Cada player faz sua parte e implementa políticas que cabem dentro de seu modelo de negócios. Assim, com as pequenas mudanças de comportamento e consciência ambiental, a sociedade avança para uma era mais ecológica.

 

Porém, ao mesmo tempo em que as empresas turísticas estão se mobilizando para desenvolver tecnologias e ações de menor impacto ambiental, é importante que o viajante, ou o gestor de viagens, deem preferência a essas empresas, entendendo que a demanda fortalece as ações como um todo.

 

Na aviação, setor que cresceu 3,3% em todo o mundo em 2019, a boa notícia é que a tecnologia evoluiu e agora permite que se tenha equipamentos mais modernos, como é o caso do 787 dreamliner – utilizado em sua versão 797-9 diariamente pela Air Europa na rota São Paulo/Madrid -, que reduz em 20% as emissões de CO2, além de ser 60% mais silencioso, mesmo que mais rápido. E também há medidas mais simples, como a substituição do plástico e a busca por produtos no serviço de bordo que causem menos impactos negativos no ambiente.

 

Recentemente, a Air Europa alterou seu kit de amenity, por exemplo. Optou por produtos orgânicos e com embalagens sustentáveis que utilizam menos plástico. Já as refeições do menu a bordo também passaram por alterações e tiveram o plástico substituído. Já na classe executiva, as refeições são preparadas com ingredientes naturais.

 

“É necessário, antes de tudo, vontade para mudar. Com isso, encontra-se caminhos e alternativas para se ter um modelo eficiente, sustentável e de acordo com as exigências de qualidade do público”, explica Gonzalo Romero, gerente geral da Air Europa no Brasil.

O tema de sustentabilidade é tão urgente que são várias as organizações e entidades empenhadas em encontrar soluções a curto e médio prazo. Iniciativas diversas são premiadas e  são muitos os selos que comprovam a eficiência das empresas, garantindo, com isso, que o resultado seja real e o impacto ambiental seja realmente positivo.

 

O turismo sustentável já é uma realidade, sendo necessário cada vez mais ideias e tecnologia para aplicá-las às necessidades dos viajantes.

 

Fonte: Air Europa


Compartilhe





ALAGEV – Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas
Rua Pais Leme, 215 – Edifício Thera Office, cj 1701 – Pinheiros, CEP 05424-150, São Paulo/SP — Telefones: +55 (11) 5181-3237 / +55 (11) 5181-0573

© Copyright 2003-2020 - Todos os direitos reservados.