O Consulado do Canadá em São Paulo não confirma e ficou de dar uma posição oficial somente na segunda-feira, mas informações extra-oficiais apontam que o Brasil deve ser aceito no programa de visto eletrônico para entrada no país norte-americano a partir do segundo semestre de 2016.
A partir de março, cidadão de diversos países, mesmo que não precisam de visto, terão de fazer o visto eletrônico (Eta/electronic travel authorization), similar ao Esta americano, para entrar ou fazer trânsito no Canadá. O Brasil não está na lista disponível no site de vistos do Canadá. Mas pode entrar ainda em 2016. Há uma mensagem no site dizendo que o sistema está com alguns problemas e algumas nacionalidades ainda não podem pedir o Eta.
Não será o fim do visto: será elegível para pedir o Eta quem já tiver um visto americano ou quem tiver visitado o Canadá nos últimos dez anos. E será somente para quem entra no país por via aérea. Ou seja, o foco é o viajante frequente. Se for similar ao Esta americano, o Eta valerá por dois anos.