O Brasil é um destino em ascensão em 2016, segundo o estudo do último trimestre da Sojern, plataforma de marketing de performance para marcas de viagens, "Q4 2015 Global Travel Insights". O relatório é baseado em uma rigorosa análise de mais de um bilhão de dados das intenções dos viajantes, oferecendo uma previsão para o ano.
O ranking dos oito países que mais atraíram interesse no último trimestre de 2015 coincidiu com os oito que receberam mais reservas: Estados Unidos, México, Reino Unido, Espanha, Itália, França, Alemanha e Portugal. Completando a lista de interesses estão Índia e Turquia, e a lista de reservas, Suíça e Holanda. O mês em que houve a maior procura por destinos e o maior número de reservas foi outubro, com um percentual de 37% e 38%, respectivamente.
Graças à realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro, o Brasil é o destino com o maior salto, comparado a 2015, em relação a viagens de longa distância tanto para americanos quanto para europeus. No ranking de países dos Estados Unidos, o país subiu nove posições aparecendo em 14º lugar, enquanto no europeu, subiu 12 posições, ficando em 5º lugar, durante todo o ano.
Outros países em destaques são Cuba e Haiti, que subiram no ranking, seguindo uma tendência do início de 2015, já a República Dominicana, Costa Rica e Jamaica despencaram posições no Top 10 de viajantes norte-americanos em 2016. No ranking de cidades para viajantes dos Estados Unidos, o Rio de Janeiro subiu 30 posições ficando em 28º durante todo o ano, porém durante os meses de verão ocupa o 6º lugar. Outras cidades em ascensão são Buenos Aires, Sydney e Reykjavik.
Fonte: Mercado & Eventos