Brasil e Holanda fazem parceria na área de segurança de aeroportos

30/10/2015

Os aeroportos de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, e de Viracopos, em Campinas, receberam, nos últimos dias, a visita de cinco empresas holandesas especializadas em segurança de aeroportos e manuseio e transporte de cargas. O próximo terminal a ser visitado é o do Galeão, no Rio de Janeiro. As visitas têm o objetivo de apresentar a situação brasileira nessas áreas e fazem parte de um acordo de cooperação técnica assinado pela Secretaria de Aviação e o governo holandês, que teve nova etapa nesta quarta-feira (28/10), em Brasília, com o seminário Airport Cargo, Safety & Security: A Dutch Perspective. A abertura do evento foi realizada pelo secretário de Aeroportos da Secretaria, Leonardo Cruz.
O seminário debateu o crescimento sustentável de aspectos da aviação brasileira (manuseio e transporte de carga, além da segurança dos aeroportos) a partir da experiência holandesa. Assim, por exemplo, representantes da Naco – empresa que atua em 550 aeroportos, em mais de 100 países – falaram sobre segurança aeroportuária e representantes da Saco (empresa com 50 anos de experiência e que executa projetos, fabrica e fornece equipamentos e sistemas completos de manuseio de carga) abordaram os desafios da carga aeroportuária.
Acordo de cooperação - “O evento marca uma aproximação com o governo holandês, a partir do nosso acordo de cooperação. Identificamos a possibilidade de melhorar nossa infraestrutura de carga aérea. Eles estão trazendo a experiência e nos ajudando a fazer um diagnóstico do mercado de carga aérea brasileira para ajudar a melhorar o setor. Precisamos saber aonde investir e aonde capacitar o pessoal”, afirmou Paulo Henrique Possas, diretor de Gestão Aeroportuária da Secretaria de Aviação. Segundo ele, o Brasil é um país de commoditties e o setor de carga é muito instável. “Nossa ideia é avaliar as oportunidades e acelerar o desenvolvimento do setor de carga aérea”, definiu.
O acordo de cooperação entre os dois países foi assinado em 2013, pela Secretaria de Aviação e o Ministério de Meio Ambiente e Infraestrutura da Holanda. Desde então, foram realizadas algumas atividades, como visitas técnicas e encontros no Brasil e na Holanda. O seminário é uma continuação do acordo. Além das cinco empresas holandesas e de técnicos da SAC, o Ministério da Economia da Holanda participou do evento.
“A partir dessas atividades, vamos identificar, junto com o governo brasileiro e as empresas holandesas, as atividades de cooperação nas áreas de transporte e manuseio de cargas, e de segurança de aeroportos. O seminário serviu, principalmente, para as empresas holandesas apresentarem sua experiência e a gente ver aonde tem sinergia entre os assuntos”, explicou o adido econômico da Embaixada da Holanda, Jörgen Leeuwestein.

Compartilhe