O balanço das atividades das companhias aéreas divulgado pela Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) aponta que, no mês de maio, foram transportados 7,8 milhões de passageiros, número 3,3% superior ao registrado no mesmo mês de 2014. A desaceleração do crescimento do setor, no entanto, preocupa a entidade.
Isso porque a demanda por transporte aéreo aumentou 1% de um ano para o outro, e a oferta, 1,5%. Já o fator de aproveitamento teve uma retração de 0,4 ponto percentual no período. Economia desaquecida, público corporativo retraído e período de fraca movimentação turística são os fatores apontados pela entidade como motivadores destes índices.
“O cenário que temos descrito desde o segundo semestre de 2014 segue inalterado. Com menos negócios sendo fechados no país, se reduzem as viagens de trabalho e a aviação perde um público importante em quantidade e qualidade de receitas”, reafirma Eduardo Sanovicz, presidente da Abear.
“O que reforça nossas preocupações é que saímos de um patamar de evolução na casa de 9% em janeiro para esse nível atual, próximo da estagnação”, completa o executivo.