Após negarem rumores de fusão, Lufthansa e Etihad fecham parceria estratégica

01/02/2017

 

A Etihad está cada vez mais perto da Europa. Não satisfeita em investir na Alitalia e fechar uma parceria com a TUI para a criação de uma companhia aérea focada no lazer, a companhia acaba de assinar um acordo comercial com a Lufthansa. No último dia 17 de janeiro, um rumor surgiu que garantia que a Etihad poderia adquirir até 40% da Lufthansa e, deste modo, realizar a fusão das companhias, mas que foi logo negado pelas empresas. Seria este o primeiro passo para, de fato, este rumor se tornar realidade?

Ainda bem longe de qualquer especulação, este acordo comercial, que englobará serviços de compartilhamento de voos (codeshare), catering e manutenção de aeronaves, foi assinado nesta quarta-feira (01), em Abu Dhabi, pelo presidente do Grupo Etihad de Aviação, James Hogan, e pelo presidente do Grupo Lufthansa, Carsten Spohr. O acordo apenas segue um negócio fechado entre as duas transportadoras, no último m~es, no qual a airberlin, parceira da Etihad, transferiria exatos 38 narrowbodies sob contrato de wet-leasing.

O acordo fechado hoje tem potencial para eventualmente se tornar uma joint venture completa entre as aéreas, de acordo com o CEO do Grupo Lufthansa. O mundo dos negócios mudou bastante para as duas companhias por conta dos desafios impostos pelo aumento significativo da presença de low-costs na Europa. “Esta parceria é uma plataforma para uma estratégia muito mais ampla de colaboração entre as duas organizações”, disse Hogan. Já Spohr acredita que a parceria “se encaixa perfeitamente na estratégia global do grupo”.

 

Fonte: Mercado e Eventos

Compartilhe