O Aeroporto Internacional de São Paulo obteve autorização da Anac para receber a aeronave A380, da Airbus, conforme nota publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (28). A autorização é válida a partir do dia 1° de novembro e já tem o primeiro usuário: a Emirates, que faz a estreia do modelo em São Paulo em 14 de novembro.
Para que o A380 pudesse operar em Guarulhos, a concessionária realizou uma série de investimentos no sistema de pistas e estabeleceu uma rota padronizada de taxiamento. O circuito foi adequado visando garantir a segurança da aeronave, sendo alargadas as pistas de taxiamento “A”, “Q”, “H” e “G” e o acostamento da Pista 09L/27R, com 7,5 metros da cada lado, totalizando 60 metros de largura.
O Terminal 3 foi concebido com cinco posições para o estacionamento da aeronave A380, cada uma delas conta com duas pontes telescópicas, sendo que uma delas tem capacidade para atender ao deck superior da aeronave, possibilitando maior agilidade e conforto no embarque/desembarque de passageiros.