Aeroportos poderão investir USS 8,7 bi em TI

18/11/2015

Os investimentos em TI nos aeroportos está aumentando, e a previsão é de que cheguem a USS 8,7 bilhões neste ano, o que representaria um incremento de 5,8% para 6,2%, em relação ao ano passado. É o que mostra a recente pesquisa intitulada Airport IT Trends Survey, feita pela SITA e pelo Airports Council International (ACI).
De acordo com o estudo, os Chief Information Officers (CIOs) dos aeroportos também preveem orçamentos ainda maiores para o próximo ano, com 64% de aumento. No que se refere ao uso de beacons para fornecer serviços de busca de direções, 80% dos aeroportos oferecerão estes serviços para a busca de direções, e 74% deles para o fornecimento de notificações aos passageiros.
“Os aeroportos têm sempre passageiros como alta prioridade, mas este ano vemos um claro reconhecimento de que a tecnologia pode melhorar a experiência. Os CIOs dos aeroportos estão revendo seus orçamentos para incluir tecnologias como beacons, serviços móveis e aumento do autosserviço, com o intuito de facilitar o processo de passageiros, já que os aeroportos de todo o mundo estão cada vez mais cheios”, afirma o vice-presidente de Soluções para Aeroportos da SITA, Matthys Serfontein.
Ainda de acordo com o levantamento, aproximadamente três quartos (73%) dos aeroportos consideram o processo de passageiros uma alta prioridade para o investimento em TI, contra 59% no ano passado.
Outro dado mostra que, este ano, 84% dos aeroportos consideram a segurança dos passageiros e do aeroporto como uma prioridade para TI, contra 76% no ano passado.
Serviços móveis também estão em ascensão, com 91% dos aeroportos planejando oferecer um aplicativo para navegar no aeroporto e 83% para as notificações em tempo real sobre informações do dia da viagem, tais como tempos de trânsito ou de filas no terminal.
Os dados gerais da pesquisa deste ano são resultado de entrevistas feitas em mais de 223 aeroportos.

Compartilhe