Aeroporto de Salvador conclui modernização

13/05/2014

 

 

O Aeroporto Internacional de Salvador está totalmente modernizado e pronto para receber, com mais conforto, os turistas que forem assistir aos seis jogos da Copa do Mundo que acontecerão na capital baiana. O terminal responde por mais de 30% da circulação de passageiros do Nordeste, sendo o mais movimentado da região, com capacidade para receber mais de 13 milhões de passageiros ao ano. No ano passado, passaram pelo aeroporto mais de 8,5 milhões de pessoas e, em 2014, a demanda prevista é de 10,8 milhões.

 

Com as modernizações do aeroporto, a sala de embarque está quatro vezes maior, passando de 183 m² para 573 m². Conta com cafeteria, sistema de som, ar condicionado, painéis com informação de voo, 70 novos assentos e cinco portões para embarques simultâneos. O aeroporto também recebeu uma nova área de check-in, com 36 balcões de atendimento, que já foram entregues para as empresas aéreas. Esse espaço se soma aos 28 balcões já existentes, totalizando 64 posições.

 

Além disso, o terminal recebeu novas escadas rolantes, elevadores, esteiras de restituição de bagagens e 19 novos banheiros: dez estão na área de embarque, cinco na praça de alimentação e outros quatro, juntamente com um novo fraldário, no segundo piso. Todas as novas instalações seguem padrões modernos de construção, de acordo com a legislação de acessibilidade vigente, e atendem ao público feminino, masculino, família e pessoas com deficiência.

Salvador sedia anualmente uma das maiores festas do mundo, o Carnaval. Para se ter uma ideia, durante o feriado prolongado deste ano, passaram pelo aeroporto cerca de 400 mil passageiros, movimentação 30% superior que a circulação típica do principal terminal baiano. “Posso assegurar que toda a modernidade do aeroporto estará à disposição dos passageiros durante a Copa do Mundo”, garante o presidente da Infraero, Gustavo do Vale.

 

Para proporcionar mais comodidade aos passageiros, o terminal de Salvador é um dos 43 aeroportos da Infraero que contam com o serviço de internet wi-fi gratuita na sala de embarque. Possui 120 voos diários entre chegadas e partidas para todo o país e para seis destinos internacionais: Buenos Aires, Frankfurt, Lisboa, Madrid, Miami e Santiago. Ele também possui a lanchonete popular, estabelecimento comercial que oferece uma lista de 15 produtos com preços mais acessíveis. O objetivo é oferecer uma opção de alimentação mais barata aos usuários dos aeroportos e estimular a competição de preços nos terminais administrados pela estatal.

 

Os turistas poderão, ainda, acompanhar a restituição das bagagens por meio de monitores e câmeras. Trata-se do programa “De Olho na Mala”, presente em 44 dos 63 aeroportos da Infraero. Localizado a 28 km do centro de Salvador e privilegiado por uma bela paisagem natural, o aeroporto está situado numa área de 6,9 mil m², entre dunas e vegetação nativa. Seu acesso viário, graças a uma alameda de bambus com quase um quilômetro de extensão, se transformou em um dos cartões postais da cidade.

 

Das seis partidas que acontecerão na Arena Fonte Nova, três são clássicos do futebol europeu: Espanha x Holanda – no dia 13 de junho; Alemanha x Portugal - dia 16; e Suíça x França, no dia 20. Além disso, se enfrentam Bósnia x Irã, no dia 25 e as outras partidas são de oitavas, no dia 01 de julho e quartas-de-final, no dia 05 de julho.

 

Fun Zone

 

O Aeroporto Internacional de Salvador terá ainda uma área exclusiva para receber os torcedores durante a Copa. O espaço faz parte do Fun Zone e é destinado à recepção dos turistas, oferecendo conforto, conveniência e entretenimento.

 

 

O projeto vai ser implantado em todos os aeroportos sediados nas cidades-sedes do Mundial através de uma pareceria da Infraero com a Caixa Econômica Federal. No Aeroporto de Salvador a Fun Zone terá cerca de 800 m² e será totalmente climatizada, com Wi-Fi gratuito, telefones públicos, balcões de atendimento e transmissão dos jogos.

 

Fonte: BrasilTuris

Compartilhe