O secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves e o secretário Extraordinária da Copa, Cláudio Monteiro realizaram visita técnica, nesta terça-feira, dia 11, às obras do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek (JK). O objetivo da reunião foi saber como está o andamento do projeto de ampliação e a reforma dos terminais, pátio das aeronaves, que já conta com 78% das obras concluídas.
O consórcio Inframérica disse que os testes operacionais começam em março e até abril deste ano o Píer Sul já começa a operar com 11 novas pontes de desembarque, e em maio toda a obra (Pier Norte e Sul) estará pronta. Ao todo serão 28 novos pontos de embarques fixos, que somados com os pontos móveis dão um montante de 70. A expectativa é que as mudanças no aeroporto consigam atender até 21 milhões de passageiros por ano. O aumento representa 21,4% em relação ao montante atual de 16,5 milhões.
"Você tem que construir um aeroporto pensando nos horários de grande fluxo de passageiros", disse o superintendente comercial da Inframerica, Sérgio Rinaldo que apresentava as obras os secretários de Turismo e Extraordinário da Copa, respectivamente, Luis Otávio Neves e Cláudio Monteiro.
Durante a visita, a Secretaria de Turismo também discutiu com a Inframerica sobre os novos espaços em que serão instalados os Centros de Atendimento ao Turista. A previsão é que sejam dois novos pontos: um próximo a atual entrada principal do aeroporto com 40 metros quadrados e a outro ponto próximo ao desembarque internacional com 27 metros quadrados.
"Se hoje o aeroporto já é hub natural, com a ampliação para 28 pontos de embarques se torna atrativo para as empresas trazerem mais negócios. Isto gera emprego e renda e consolida Brasília como um polo turístico e está alinhada com as Políticas de Turismo", avalia o secretário de Turismo, Luis Otávio Neves.
"Nós precisávamos de um aeroporto assim, que conseguisse atender a necessidade das pessoas. É um legado para o povo brasileiro e orgulho de Brasília", disse o secretário Extraordinário, Claudio Monteiro.
Ampliação - De acordo a Inframerica cerca de 78% de toda a obra já está concluída. Entre as obras que estão em andamento está a construção dos píeres Norte e Sul que ampliam os números de pontes de embarque de 13 para 28, os terminais 1 e 2, obras de duplicação do viaduto que dão acesso ao piso de embarque, ampliação do pátio de aeronaves existente em 300 mil m². Também serão 12 novos balcões de check-in, construção de novo canal de controle de inspeção de embarque doméstico, ampliação das salas de desembarque doméstico e internacional com substituição de esteiras.
"Você tem que construir um aeroporto pensando nos horários de grande fluxo de passageiros", disse o superintendente comercial da Inframerica, Sérgio Rinaldo que apresentava as obras aos secretários de Turismo e Extraordinário da Copa, respectivamente, Luis Otávio Neves e Cláudio Monteiro.
Além da comodidade no embarque e desembarque, os usuários do transporte aéreo contarão com 81 pontos comerciais distribuídos pelo aeroporto. Também houve aumento no número de vagas no estacionamento de 1.284 para 3 mil vagas.
Fonte: Mercado e Eventos