Nada irrita mais um passageiro do que ter o seu voo atrasado. A pontualidade ao chegar ao aeroporto, fazer os processos de check-in, raio-X e despacho de bagagens torna-se um problema quando o telão e as vozes anunciam pelo alto-falantes que a saída da aeronave será “reprogramada”.
Em setembro, três das mais importantes companhias aéreas do País - Azul, Gol e Tam - se proclamaram líderes em precisão no atendimento com índices próximos à perfeição dos 100%.
De acordo com apuração da Folha, as empresas criam sua própria medição de pontualidade, criando, assim, seus próprios números positivos de exatidão no atendimento. A Tam, por exemplo, segundo a publicação, considera voos que chegam 15 minutos após o horário previsto. A Gol analisa que atrasos são definidos por partidas que atrasam 30 minutos. Já a Azul não deu detalhes de sua avaliação.
Segundo dados de rastreamento do Flight Stats, em setembro, a Tam realizou 21.017 voos, totalizando 86,09% de pontualidade e atrasos de 13,91%. A Gol somou 24.833 partidas, das quais 88,06% chegaram no seu horário e 11,94% das chegadas retardaram. Por fim, a Azul, com 23.205 voos no período, obteve performance de 88,94% de exatidão, enquanto 11,06% dos desembarques atrasaram.
Em 2014, a Abear, entidade que representa Avianca, Azul, Gol e Tam, revelou que, para aliviar atrasos, o tempo de voo ganhou um maior intervalo. As companhias, no entanto, negam adotar a prática.