A partir de 1 de maio deste ano visitantes de países considerados de baixo risco, incluindo o Brasil terão isenção de vistos. A medida será seletiva mas não beneficia a todos. Quando implementada, a medida fará com que, ao invés de visto, brasileiros e cidadãos da Bulgária e Romênia que tenham tido um visto canadense nos últimos dez anos ou possuam um visto americano válido, passem a ter a necessidade apenas de um eTA (eletronic Travel Authorization).
Caso um viajante não tenha o visto dos EUA e nem tenham tido o visto canadense precisará tirar um visto tradicional. Quem tem visto americano válido está isento . O eTA (electronic Travel Authorization) é uma autorização bem mais simples, barata e rápida, obtida de forma eletrônica, pela internet. Esse eTA ficará vinculado ao passaporte e será válida por 5 anos ou até a data de vencimento do passaporte. Com essa facilidade, para esse público específico, o Canadá espera aumentar o fluxo de turistas e viajantes a negócio, enquanto concentrará os recursos em monitorar e impedir a entrada de viajantes que realmente ofereçam algum risco ao país.
Essa mudança foi oficializada e está disponível no site do CIC (site oficial sobre imigração do governo do Canadá ) e também aqui. Com essa nova medida quem já teve um visto para o Canadá (nos últimos 10 anos), ou tem visto americano válido, está isento. O que na prática eles fizeram foi isentar de visto aqueles que com certeza conseguiriam um visto.
Fonte: Mercado e Eventos