Gastos de brasileiros no exterior é o menor em sete anos

26/07/2016

Como já previsto pelo mercado, os gastos de brasileiros no exterior segue em declínio. De acordo com informe do Banco Central (BC) divulgado hoje (26), o consumo dos brasileiros fora do país somaram  6,3 bilhões de dólares no primeiro semestre de 2016.
O valor é 34,4% menor comparado com o mesmo período do ano passado, quando os custos atingiram 9,94 bilhões de dólares. Segundo o BC, o montante também é o menor em sete anos. Em 2009, as despesas chegaram a 4,45 bilhões de dólares.
Situação diferente quando se trata da entrada de capital estrangeiro no Brasil que atingiu crescimento de 7% nos seis primeiros meses de 2016. O gasto dos turistas internacionais alcançou a marca de 3,16 bilhões de dólares este ano, enquanto no mesmo período de 2015, a receita foi de  2,94 bilhões de dólares.  Ainda de acordo com os dados divulgados pelo instituto, se observado apenas o mês de junho, os 402 milhões de dólares deixados pelos moradores de fora do Brasil correspondem a uma redução de 9,83% em relação ao mesmo período de 2015.
Para o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, a expectativa é de que a abertura do Jogos Olímpicos no próximo dia 5 de agosto, impulsione os gastos dos estrangeiros no país. “Será uma oportunidade para os visitantes de mais de 200 países descobrirem os nossos destinos e aproveitarem o que há de melhor nos serviços turísticos. Este será o momento de valorização no turismo nacional que impactará positivamente na economia brasileira”, afirma.

 

Fonte: Mercado e Eventos

Compartilhe