Demanda do consumidor por crédito cresceu 9% em agosto

19/09/2017

O consumo tem voltado a dar sinais de retomada. De acordo com o último indicador Serasa Experian, que analisa a demanda do consumidor por crédito, a quantidade de pessoas que buscaram por crédito em agosto cresceu 9,9% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, o crescimento foi de 4,3%.

Segundo os economistas da entidade, uma vez que a alta já tem sido registrada há quatro meses, é possível dizer que o consumidor está retornando ao mercado de crédito. Os motivos, apontam, seria a redução da inflação, queda dos juros e o possível processo de recuperação gradual do emprego formal.

Como parte da metodologia da pesquisa, o indicador ainda buscou detalhar as demandas a partir de diferentes classes sociais — medidas de acordo com faixas de renda.

 

ANÁLISE POR REGIÃO
De acordo com o indicador, o aumento da demanda foi percebido em todas as regiões do País. As maiores foram no Nordeste (17,6%), Norte (15,9%) e Sudeste (10%). Já as regiões do Sul e Centro-Oeste registraram aumentos pequenos, com 4% e 3,2%, respectivamente.

No acumulado do ano, o destaque vai apenas para o recuo de 0,2% no Centro-Oeste. As demais expandiram, com 7,2% no Norte, 8,1% no Nordeste, 3,5% no Sul e 3,7% no Sudeste.

 

Fonte: Panrotas

Compartilhe