Veto de Trump a 6 países islâmicos inicia hoje; veja regras

03/07/2017

O novo veto do presidente norte-americano Donald Trump vai exigir que visitantes e refugiados de seis países de maioria islâmica tenham familiares próximos nos Estados Unidos para poderem receber o visto americano.

A nova regra vale para cidadãos do Irã, Líbia, Síria, Somália, Sudão e Iêmen, e começará a ser aplicada hoje (30), uma vez que a Suprema Corte americana aprovou parcialmente a lei de Trump na última segunda-feira (26). A medida vinha sendo bloqueada desde fevereiro por instâncias menores da justiça do país.

O veto será aplicado durante os próximos 90 dias. Viajantes dos seis países só poderão obter o visto se tiverem pais, cônjuges, filhos, enteados e irmãos (mesmo que meio-irmãos) já morando nos Estados Unidos.

Quem tiver somente avós, tios, sobrinhos ou outros membros da família não será considerado apto para o visto, informa a BBC.

Pessoas que possuírem dupla nacionalidade poderão viajar com passaportes de países não afetados pelo veto, assim como quem conseguir provar que tem negócios para fazer nos Estados Unidos.

A Suprema Corte deve fazer uma votação final do veto em outubro

 

Fonte: Panrotas

Compartilhe