Serviço on-line de comida substitui room service em hotéis

07/08/2017

O serviço de entrega on-line de comida não é mais uma intenção lá fora. A chegada e o sucesso desse meio com o público fez com que hotéis e hoteleiros aceitassem essa tendência de mercado.

Países como Estados Unidos e Canadá tem se beneficiado do que é considerado uma novidade para brasileiros. A parceria entre Tripadvisor e Grubhub, empresa on-line que conecta refeições a restaurantes locais, foi iniciada e logo fortalecida com a integração da rede de estabelecimentos no site de avaliações de viagens. Por meio do site, mobile web e aplicativo, estadunidenses e canadenses podem escolher cerca de 50 mil opções para comer.

Recentemente, o Tripadvisor também expandiu uma parceria com o serviço Deliveroo, de Londres. A empresa afirma ter mais de 20 mil restaurantes em seu portfólio e 30 mil entregadores em 140 cidades de 12 países – Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Espanha, Bélgica, Holanda, Emirados Árabes Unidos, Cingapura, Hong Kong e Austrália.

A garantia de ter uma empresa parceira por trás, no caso o Tripadvisor, pode servir como motivador para viajantes se “arriscarem” a pedir comida em locais por não saber quais seriam os restaurantes mais tradicionais e indicados para tal.

Em relação a entregas em hotéis, serviços como o Deliveroo alertam a recepção a retirar o pedido no lobby. “É uma questão escolha para eles [clientes] e eles devem pedir comida de onde eles quiserem desde que não seja um incômodo para os demais hóspedes”, destacou o diretor executivo da Unlisted Collection, Lik Peng, que opera 27 hotéis butiques e restaurantes em Cingapura.

REINVENÇÃO HOTELEIRA, MAS QUANDO?

 

Se a tecnologia avança por esses lados, os hotéis ainda pecam em pontos básicos do serviço de quarto. Enquanto jantar nos restaurantes geralmente não é a opção mais econômica, o room service ainda conta com o adicional da demora e da entrega em horários inconvenientes, diga-se.

“Enquanto muitos não banem a entrega de refeições em suas instalações, continua a pôr uma pressão nos serviços internos, pois os hotéis têm visto um declínio contínuo no uso de serviço de quarto”, destacou a analista sênior da Juniper Research, de Londres, Lauren Foye.

Enquanto essa é uma preocupação para empreendimentos do Exterior, o Brasil começa a se mexer. Embora não exista Grubhub ou Deliveroo por aqui – aplicativos como Uber Eats funcionam no País, existem cadeias hotelerias que passaram a investir em um serviço diferenciado.

É o caso da francesa Accor, que iniciou em julho o delivery de pizza para hóspedes do Novotel e Mercure. A ação permite que clientes façam o pedido e recebam no conforto do quarto a efeição produzida na própria cozinha do hotel.

 

Fonte: Panrotas.

Compartilhe