Reconhecimento facial passa a ser usado em 14 aeroportos

29/07/2016

Começaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, os testes de um sistema de reconhecimento facial que aeroportos brasileiros vão usar no combate a traficantes e a contrabandistas.
Carrinho cheio de mala, quem vem de fora já sabe: pode ser barrado pra inspeção na Receita Federal. Vai depender do “desconfiômetro” dos fiscais.
Mas essa checagem individual e aleatória está chegando ao fim em pelo menos 14 aeroportos do Brasil, graças à tecnologia. Câmeras ligadas a um computador que identifica os rostos de possíveis alvos e cruza com informações da Interpol e da própria Receita.
A identificação é feita a partir de qualquer fotografia - a do passaporte ou uma copiada da internet, por exemplo. Na hora do desembarque, a máquina entrega.
Quem não tem nada a declarar também não tem nada a temer. O sistema só vai apontar suspeitos: possíveis traficantes, contrabandistas, gente que tenta passar pelo “canal verde” com malas cheias de muamba.
É possível alguém ser identificado porque está viajando com frequência acima da média, com muitas malas. Mas isso não significa culpa automática. Significa apenas que o passageiro será inspecionado; e, se tudo estiver legal, a liberação é imediata.


Fonte: Globo.com

Compartilhe